Rogério Andrade Barbosa é um escritor e professor mineiro, que nasceu em 1947 e estudou no Rio de Janeiro, onde cursou Letras na Universidade Federal Fluminense (UFF) e fez pós-graduação em Literatura Infantil Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde o início de seus estudos na faculdade, ele se aproximou das literaturas africanas, chegando a servir como voluntário para a Organização das Nações Unidas (ONU) na Guiné-Bissau. Foi nesse país, nessa vivência, que coletou algumas das histórias que, posteriormente, ele passou para a língua escrita.
Desde que publicou seu primeiro livro, já se contam cerca de 35 anos de trabalho intenso com a literatura, escrevendo obras, fazendo palestras, ministrando oficinas, entre outras atividades.
O autor recebeu diversos prêmios, como o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil, em 2005; o Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ); o White Ravens, da Alemanha, em 1988 e 2001; o Troféu Vasco Prado, da Jornada Nacional de Literatura, de Passo Fundo, em 2003; e o Prêmio Ori, da Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro, em 2007.