PNLD 2020 sofre alterações pela FNDE
O PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), em sua edição para o ano de 2020, distribuirá gratuitamente livros e materiais didáticos para as instituições de ensino da rede pública.
A distribuição é específica para as disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, 6º, 7º, 8º e 9º anos.
Disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o edital, documento que determina oficialmente os passos para a execução do programa, apresentou diversas mudanças em relação à edição ocorrida para o ano de 2017, que também foi direcionado à aquisição e distribuição de livros didáticos para as escolas de Ensino Fundamental II.
Sendo assim, a fim de garantir um bom andamento do processo de seleção dos materiais, o corpo docente precisa estar ciente das mudanças e das novidades do PNLD 2020.
Uma vez inteirados acerca das modificações, os diretores, os coordenadores e os professores saberão usufruir do programa da melhor forma possível, garantindo, assim, que os materiais selecionados sejam enriquecedores para a prática escolar.
Neste post, veja as novidades apresentadas no edital do PNLD 2020 e entenda as mudanças pelas quais o programa passou desde sua última edição voltada aos anos finais do Ensino Fundamental. Confira!
Leia a nossa Política de Privacidade
As principais mudanças do PNLD
Comparando o programa atual com o programa de 2017, nota-se algumas alterações:
Período de utilização dos livros didáticos
Mantêm-se a ideia de reutilização dos livros didáticos, o que significa que, a cada ano, o material fica sob responsabilidade de um aluno diferente.
Os livros recebidos pelas escolas em 2017, portanto, foram utilizados por três alunos diferentes — um estudante em 2017, outro em 2018 e o último está utilizando agora em 2019.
Para o PNLD 2020, o ciclo de utilização dos livros didáticos é maior, uma vez que, a partir do ano que vem, os materiais dos anos finais do Ensino Fundamental ficarão quatro anos na escola.
Interrupção da distribuição de obras de Língua Espanhola
Diferentemente do PNLD 2017, a edição atual não inclui os materiais de Língua Espanhola no processo de aquisição e distribuição de obras didáticas para o ensino público nacional.
Formato das obras do PNLD fixo
Uma outra mudança que cabe o devido destaque é o formato das obras inscritas nos programas. No PNLD 2017, os livros didáticos podiam ser inscritos em dois tipos:
- Tipo 1 – Formado por livro do estudante impresso e manual do professor impresso e em formato multimídia.
- Tipo 2 – Composto por livro do estudante e manual do professor impressos, apenas.
Agora, para 2020, o formato dos livros está unificado, o que facilita o processo de escolha dos materiais a serem adotados.
Para a edição atual, tem-se, como material do aluno, o livro do estudante impresso e, como material do educador, o manual do professor impresso e material digital com conteúdo complementar.
Acesse as obras de Ensino Médio do PNLD 2021, que estão dividas em duas categorias: Objeto 1 e Objeto 2.
As novidades para o PNLD 2020
Além das mudanças, o PNLD 2020 veio com a incorporação de várias novidades:
Adequação à BNCC
Todas as obras aprovadas no PNLD 2020 dialogam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2017, uma vez que os livros didáticos são instrumentos para a implementação do documento nas instituições de ensino.
Um exemplo de adaptação dos livros à Base envolve o desenvolvimento das competências, que devem seguir os objetos de conhecimento e as habilidades da BNCC.
Inclusão de obras interdisciplinares
As escolas têm a opção de optarem por livros didáticos interdisciplinares, isto é, cabíveis à prática de mais de uma disciplina. Dada essa possiblidade, obras de Linguagens, que mesclam conteúdos de Língua Portuguesa e Arte, podem fazer parte dos livros aprovados no PNLD 2020.
Assim como as obras disciplinares de Língua Inglesa e Arte, as obras interdisciplinares também serão acompanhadas de um CD em áudio, atribuído ao ensino de Música.
Para os professores que preferirem trabalhar Língua Portuguesa e Artes isoladamente, as escolas podem optar por receber materiais específicos para cada uma delas.
Inserção de obras de projetos integradores
Pretende-se, por meio desse novo tipo de material, associar e desenvolver múltiplos componentes curriculares e áreas do conhecimento, buscando a assimilação dos conteúdos aprendidos na escola com os acontecimentos da vida dos estudantes.
As obras de projetos integradores também são um recurso para direcionar o desenvolvimento das 10 competências gerais descritas na Base.
É importante destacar que as obras de projetos integradores não substituem as obras das disciplinas escolares. A intenção desse material é complementar o currículo das escolas. Assim, além de selecionar obras para as disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental, as escolas poderão optar por receber essas obras complementares.
Obra disciplinar de Educação Física
Os professores de Educação Física, disciplina da área de Linguagens e suas Tecnologias, das escolas da rede pública contarão com livros didáticos a partir de 2020.
Em 2017, o programa não adquiriu nem distribuiu livros dessa disciplina. O livro é disponibilizado em volume único e apenas para o professor, uma vez que o material visa à adequação das aulas de Educação Física às propostas de ensino atuais.
Os projetos integradores são distribuídos nos anos finais do Ensino Fundamental em dois volumes: um para o 6º e 7º anos e outro para 8º e 9º anos. As obras desse tipo contarão com versões impressas do livro do estudante e do manual do professor.
Material digital para o professor no PNLD
Conforme abordado anteriormente, o material do professor inclui, além do manual impresso, material digital com conteúdo complementar. Esse conteúdo inclui:
- Planos de desenvolvimento, que objetiva deixar claro ao professor quais objetos de conhecimento e habilidades serão trabalhados no bimestre;
- Sequências didáticas, que abordam antecipadamente os principais objetos de conhecimento e habilidades para o período, logo, se relaciona ao item anterior;
- Propostas de acompanhamento de aprendizagem, que fornecem instrumentos para auxiliar o professor no acompanhamento do desenvolvimento das habilidades previstas;
- Material audiovisual, que inclui áudios, vídeos e videoaulas com o intuito de complementar a prática de ensino dos professores de modo alinhado ao livro impresso.
Conclusão
O PNLD está numa constante melhoria, o que inclui a retirada e a inclusão de determinadas regras no edital. Apesar da mudança no ciclo de utilização e da retirada das obras de Língua Espanhola, o PNLD 2020 apresenta novos tipos de material.
Com isso, garantem-se configurações diversificadas para o uso do livro didático na pedagogia das instituições de ensino. Somam-se recursos digitais mais complexos e amplos, modernizando e potencializando as formas de o professor ensinar sua disciplina.
Além disso, o programa atual conta com outras novidades, como a inclusão de um material didático direcionado aos professores de Educação Física e adequação das obras à Base Nacional Comum Curricular.
Quer saber mais sobre a BNCC e conhecer um panorama das diretrizes para a construção dos currículos adequados ao documento?
Leia gratuitamente a revista Educar Transforma 2019 e confira a matéria BNCC: uma jornada da teoria à prática e outros vários artigos relevantes sobre a Educação Básica.