Dia do “continuísta” das instituições de ensino: o Diretor Escolar
No universo das produções audiovisuais, o(a) continuísta é aquele profissional com dote de atributos como organização e detalhismo. Isso porque é ele o responsável pela continuidade do espetáculo/filme e quem supervisiona o roteiro com o objetivo de zelar e garantir que a narrativa seja contada de forma coerente. Talvez, mesmo que de forma um tanto quanto rasa, podemos traçar um paralelo com uma figura fundamental no universo educacional: o diretor escolar.
Afinal, esta é a pessoa determinada a manter a continuidade do projeto de educação durante todo o ano letivo, ainda que precise lidar com imprevistos ou mudanças no corpo docente, discente ou na própria instituição.
Se, no cinema, as falhas de continuidade geram efeitos cômicos não intencionais que podem “roubar a cena” ou a atenção do espectador, nas escolas as consequências são, certamente, bem menos divertidas.
12 ou 18 de novembro?
Até o final dos anos 1800, no Brasil, não existia a profissão de diretor escolar, uma vez que, até então, não havia escolas.
As aulas eram ministradas pelos docentes em suas próprias casas ou nas dos estudantes. Foi o estado de São Paulo, de acordo com o Decreto Federal n. 19.398, de 11 de novembro de 1930, que determinou uma lei que estruturava as escolas e nomeava um profissional para ficar à frente da organização. Um marco também da expansão da educação nacional.
Em alguns estados brasileiros, como Paraná, Maranhão e Pernambuco, a data em homenagem ao diretor se comemora a cada 12 de novembro. Em São Paulo, entretanto, a Lei nº 10.927, de 11 de outubro de 2001, declara o dia 18 de outubro como o dia oficial dessa função.
As funções do Diretor Escolar
O nosso “continuísta” da educação possui uma série de tarefas e desafios atribuídos a ele. É quem deve gerir a escola garantindo o seu funcionamento, bem como manter a vigências das normas e diretrizes estabelecidas, além de coordenar e supervisionar o projeto pedagógico.
É, paradoxalmente, justamente quem precisa apontar um novo direcionamento em caso de necessidade de mudanças de rota dos padrões pré-estabelecidos. Tudo isso priorizando um ambiente saudável para estudantes, professores e funcionários.
Devido às suas atribuições, o diretor é o líder da instituição de ensino. É a ele quem, em última instância, professores e funcionários acabam recorrendo em caso de necessidade de auxílio, reforço, dúvidas ou desmotivação.
Leia mais: Prêmio educador nota 10: conheça a premiação e confira os projetos dos finalistas
É, ainda, o elo institucional entre a escola e a família, devendo sempre tentar trazer a comunidade para perto do ambiente escolar.
Além destas funções mais “sociopedagógicas”, o diretor escolar também atua como gestor financeiro, precisando coordenar a saúde financeira da escola bem como monitorar os cuidados com a infraestrutura local.
Como comemorar o Dia do Diretor Escolar?
Por ser o responsável final e titular da instituição de ensino, provavelmente uma homenagem surpresa seja algo mais difícil de se fazer para este profissional. Caso seja possível, entretanto, uma boa sugestão é oferecer a ele uma celebração ou um mimo inesperado. Tudo depende, entretanto, do perfil desse profissional.
Leia mais: Qualidade de vida no trabalho do professor: novos caminhos
Caso seja mais pragmático e metódico, a data pode ser uma boa oportunidade para uma cerimônia formal, ainda que breve, com a participação do corpo docente, discente e funcionários.
Para os mais descontraídos e informais, as homenagens podem ficar a critério da criatividade dos professores e estudantes. Lembrando que as redes sociais da escola podem ser um ótimo veículo para a expressão do agradecimento pelo trabalho do diretor da escola, seja qual for seu perfil.
A pandemia da Covid-19 e a Educação
A pandemia da Covid-19 trouxe, realmente, mudanças e incursões de novos termos/práticas no universo educacional que ainda constam da rotina atual.
Verbos como recompor, remediar, recuperar, retomar foram alguns dos mais recorrentes nas discussões no âmbito educacional nos últimos três anos e ainda devem continuar bastante vigentes.
Em meio a sensações de luto, insegurança e solidão – e também após o ano do isolamento – muitos docentes precisaram se reinventar para reconfigurar práticas com o intento de que as aprendizagens esperadas de estudantes, em cada etapa da escolarização, fossem alcançadas.
Leia mais: Saiba como o professor pode aumentar a sua produtividade: uma abordagem humana
Tiveram, ainda, que lidar com a frustração de nem sempre conseguirem alcançar esta meta devido a variados motivos como indisponibilidade de dispositivos conectados à internet, problemas de conexão, falta de familiaridade com ensino a distância, problemas relacionados à atenção nas aulas remotas e, principalmente, a impossibilidade de criar contextos necessários para certas aprendizagens que exigem a interação interpessoal sem intermédio.
O papel crucial do diretor (a) na pandemia
As situações descritas na seção anterior mostram a evidência da importância do diretor escolar. Afinal, você se lembra da questão da continuidade? Foi este o profissional responsável pela continuação em si (no sentido de não encerramento) do processo de ensino escolar, bem como pelas reconfigurações que permitiram esta continuação de forma adaptável à nova realidade que se apresentava.
Uma rotina na qual alunos e professores apresentaram dificuldades de adaptação e em que as consequentes defasagem de aprendizado e evasão escolar marcaram presença.
Na volta às aulas presenciais, em 2021 – e, em muitos casos, até hoje – as dificuldades eram e ainda são prementes: como ajustar o descompasso do não alcance da aprendizagem pretendida por boa parte dos estudantes? Nada que não existisse antes da pandemia em 2020, mas no que ela fez projetar uma potente lente de aumento.
Pautas Formativas sobre Recomposição de Aprendizagens
O fim da pandemia da Covid-19 não representou a conclusão de um processo e a retomada de diretrizes anteriores à doença. O “novo normal” que passou a governar o mundo também chegou para a educação e de forma definitiva.
Por isso, o nosso Caderno Pedagógico n°5 traz pautas de reuniões formativas que giram em torno da temática “Recomposição das aprendizagens”, partindo-se do pressuposto de que esse é, sim, um processo contínuo.
Daí a necessidade de que a instituição de ensino tenha uma figura responsável e comprometida com este conceito de continuidade, como o diretor.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A presença destas pautas no Caderno dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, notadamente ao que visa garantir educação de qualidade para todos (ODS 4), tem sua razão de ser.
Criados em decorrência da situação alarmante em que nos encontramos quanto à sustentabilidade social, econômica e ambiental já há alguns anos, estes temas também devem pautar constantemente o fazer docente.
Mais um flerte direto com a continuidade e com a importância de que a escola tenha um profissional empenhado nos objetivos a longo prazo tanto para todo o quadro que compõe a instituição de ensino quanto para a sociedade, de forma geral.
Componentes do Caderno Pedagógico n° 5
A segunda parte do Caderno Pedagógico n° 5, possui uma sequência de pautas formativas para reuniões pedagógicas com foco para a gestão escolar. Por isso, descrevemos um pouco melhor seu conteúdo.
As pautas formativas foram pensadas para seu desenvolvimento, preferencialmente, ao longo de duas horas, mas são perfeitamente adaptáveis quanto ao tempo e ao público. Foram construídas, predominantemente, com base em vídeos publicados em redes sociais diversas (portanto, atualmente, nem todos podem estar disponíveis).
Concernente ao tema geral, é formada por quatro momentos:
- Momento de fruição – em que um texto (não necessariamente ligado à discussão que se iniciará) é sugerido para apreciação do grupo.
- Momento de reflexão – outro texto (também constituído por diversas linguagens), que é ponto de partida para reflexão mais direcionada ao tema da pauta.
- Momento de construção/socialização – normalmente de caráter prático. Um convite à produção e ao aprofundamento dos aspectos construídos no momento de reflexão.
- Momento de finalização – uma retomada do que foi discutido, visando a um alinhamento entre os participantes quanto às expectativas da instituição acerca do trabalho docente, além de um encaminhamento para a discussão que será pauta do próximo encontro.
As pautas também estão disponíveis para download, no site do E-docente, reconfiguradas para apresentação em slides para eventuais projeções pedagógicas.