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Saeb 2023: Avaliação com segurança e tranquilidade. É possível?

19 de outubro de 2023
E-docente

Vamos falar de Saeb 2023? Final de ano costuma ser um período de finalização de ciclos, conclusão de tarefas e de encerramentos anteriores às típicas renovações de todo novo início que se aproxima.

Assim costuma ser, por exemplo, com as resoluções das festas de fim de ano, nos aniversários ou outras datas, a depender da cultura de cada local e povo.

No Brasil, costuma ser, também, o fim do período escolar e realização das avaliações externas, a exemplo do Sistema de Análise da Educação Básica (Saeb), Enem e provas estaduais.

Exames essenciais que resultam não só no começo da guinada para uma nova vida de estudantes de todo o país, como em diagnósticos de aprendizagem que representam matérias-primas norteadoras de estratégias das instituições de ensino – e dos poderes públicos – para o próximo ano letivo.

Dito isto, pode-se concluir a importância da participação efetiva e engajada dos estudantes neste processo avaliativo. Quanto maior o número de avaliados, mais representativos e consistentes serão os dados coletados por meio das análises. A questão não é apenas numérica, entretanto.

É importante que estes alunos estejam seguros e tranquilos para que suas respostas espelhem, o mais fielmente possível, seu aprendizado construído na escola.

Saeb 2023: Como mobilizar e sensibilizar os alunos?

É importante que haja, em todos os momentos, o empenho dos professores, de todas as disciplinas, para o “recrutamento” e o estímulo à participação desses estudantes por meio de algumas estratégias de acolhimento e sensibilização. Tanto antes das provas quanto na data dos exames.

Familiaridade com a temática

É próprio do ser humano (e até do mundo animal) estar mais relaxado, aberto e disponível para o que lhe é familiar.

De maneira geral, tanto os integrantes da gestão escolar quanto do corpo docente estão mais habituados com o uso de termos ligados aos diversos tipos de avaliações externas do que os estudantes.

A primeira iniciativa seria, então, justamente, levar esta familiaridade também a eles. Explicar o significado das diversas siglas desses sistemas, suas conceituações e objetivos.

Dentro disso, quais componentes curriculares ou áreas do conhecimento serão avaliadas, as etapas posteriores aos resultados delas e, se possível, até mesmo os sistemas de pontuação dos exames. Informar, ainda, como a escola pode aproveitar os resultados.

Análise dos anos anteriores e metas atuais

As notas das avaliações externas são uma espécie de radiografia da escola. Informações que, caso sejam repassadas aos estudantes, podem contribuir para o processo de sensibilização quanto à importância de contribuir para este panorama.

E que podem vir junto também com as metas traçadas a partir dos resultados obtidos. Lembrando que isso não precisa ser feito apenas em sala de aula.

Cartazes com gráficos, ilustrações e textos colados nos murais da escola ajudam a disseminar o sentimento de colaboração e pertencimento.

Informações práticas

Quem nunca se emocionou com a imagem de um jovem chorando nos portões de determinada instituição por ter não chegado a tempo – muitas vezes por questões de segundo – da realização prova do Enem ou vestibular.

Mesmo em avaliações como o Saeb 2023, por exemplo, que não impactam tão diretamente no percurso seguinte da vida do estudante, é importante estar ciente de todas as informações a respeito do processo avaliativo para não incorrer em atrasos e, consequentemente, desconcentração.

Por isso, a escola pode disponibilizar informações práticas como o horário de abertura da escola e de início das provas, tempo para respostas às questões, materiais para uso no dia etc.

Estímulo para além da sala de aula

Diante da rotina e das exigências do dia a dia é possível, e compreensível, que os estímulos à participação dos alunos nas avaliações externas não sejam tão constantes ou explícitos.

Por isso, cartazes espalhados pelas escolas ou mensagens nas redes sociais com desejos de boas provas ou dicas podem funcionar neste sentido.

Uma tarefa que não precisa ser apenas dos gestores ou docentes, mas que pode envolver os próprios estudantes por meio de Grêmio ou representantes de classe.

Inclusão familiar

Além do ambiente escolar, também no familiar o estudante precisa encontrar estímulo, direcionamento e esteio para a realização de exames externos.

Para isso, a escola pode realizar encontros com pais e responsáveis a fim de repassar informações a respeito das avaliações e de como contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Nos dias de provas

Além da própria busca ativa com o objetivo de garantir as presenças no dia da prova, no dia dos exames pode haver uma recepção mais humanizada (divulgada de forma intensa, com antecedência) com distribuição de brindes ou até mesmo apresentações artísticas.

Ao corpo docente e gestão, cabe garantir o ajuste da escola que receberá os avaliados a fim de garantir a eles um ambiente confortável, limpo, seguro e acessível.

Saeb 2023: O que não fazer

Além da atenção a práticas que podem ser adotadas, é interessante, também, que gestores e corpo docente entendam quando determinadas iniciativas podem mais prejudicar do que auxiliar o processo de preparação para os exames externos.

A chamada união pela homogeneidade, por exemplo, embora comum, é uma estratégia que ignora os benefícios da diversidade e da possibilidade de contribuição dos níveis de aprendizado diversos entre os próprios estudantes.

A sugestão, portanto, é não separar os estudantes de acordo com grau de conhecimento e domínio dos temas presentes nas provas.

A importância do descanso, do lazer e dos hábitos saudáveis

Além de uma estável rotina de estudos, o estudante precisa, também, de instantes de descanso que podem incluir tanto o ócio (o popular “fazer nada”) quanto a realização de algumas atividades de lazer.

De acordo com a psicóloga Paula de Tássia, assistir a um bom filme, ouvir músicas que goste ou ter um momento com quem lhe faz bem é fundamental.

Ela elenca, ainda, algumas práticas como fazer atividades físicas, ter alimentação saudável, tentar manter a qualidade do sono e diminuir os tempos de tela.

Sugere, ainda, que os estudantes não se bombardeiem muito com fatos tristes ou catastróficos a respeito de outros nas mesmas condições. Que sempre compartilhem seus sentimentos.

“É importante que, se o estudante se sentir tenso, com algumas mudanças de humor que esteja causando sofrimento, procure um profissional de saúde mental já que isto pode se transformar em ansiedade e também em sintomas físicos”, salienta.

Uma parte da vida

Outro ponto importante abordado pela profissional é a necessidade do entendimento de que cada aspecto da vida deve estar, digamos assim, em seu devido lugar e que o fracasso não é sinônimo de finalização.

“Embora precisem encará-las com seriedade porque as provas são, realmente, importantes, eles precisam entender que elas não são o resumo da sua vida e que sempre há uma nova chance de recomeçar. Não podem ser consideradas como tudo ou nada na existência”, orienta Paula de Tássia.

Ela explica que a ânsia das provas e a forma como elas afetam cada sujeito tem justamente a ver com a importância que têm na vida do estudante ou como ele a encara.

“Uma prova de final de semestre na escola pode ter um peso menor pra uns do que para outros. Vestibular, Enem, Saeb, por sua vez, vêm agregadas a toda uma expectativa devido ao que representam. É preciso, entretanto, entender que não significam um fim, em si”, conclui.

Nesses últimos meses, falamos mais diretamente sobre como preparar seus alunos para o Saeb 2023. Como as provas vão começar nos próximos dias, aproveite para acompanhar todos os textos publicados e que os seus alunos estejam preparados para esse momento.

Boa prova!

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