O ENEM completa 25 anos! Saiba tudo
Neste ano de 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) completa 25 anos. A sua primeira edição, que aconteceu em 1998 e teve apenas 157,2 mil inscrições, objetivava avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
Com o passar dos anos, além de levantar dados sobre o desempenho dos estudantes egressos do Ensino Médio, o ENEM tornou-se o principal processo de avaliação para ingresso no Ensino Superior.
Mais de 4,6 milhões de pessoas se inscreveram no ENEM 2023 (a maior edição até hoje foi em 2014, quando houve mais de 8,7 milhões de inscritos).
Ou seja, é um Exame de proporções gigantescas, que mobiliza muitos estudantes, muitos educadores e vários outros profissionais que trabalham na organização. É um Exame que diz muito sobre a educação brasileira e lança um olhar sobre a formação para o mundo do trabalho.
Então, vamos colocar aqui TODAS as informações mais importantes sobre o ENEM 2023, um verdadeiro passo-a-passo, para que você esteja a par de tudo, não cometa nenhuma falha e possa aproveitá-lo do melhor modo!
Como posso usar minha nota do ENEM
Primeiramente, vamos considerar a importância de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados do ENEM podem ser utilizados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e por iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que possibilitam o acesso às universidades brasileiras, sobretudo às federais.
A pontuação atingida pelo participante também pode servir de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e ser critério único ou complementar dos processos seletivos de universidades particulares brasileiras e de instituições portuguesas que possuem convênio com o Ministério da Educação do Brasil (MEC).
Imagina você ir fazer seu curso superior na Terra de Camões com a nota de uma prova que você fez aqui no Brasil?
O participante do ENEM e os “treineiros”
Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio pode fazer o ENEM. O Exame também prevê a participação de “treineiros”, os quais são estudantes que não concluíram o Ensino Médio ou que irão concluir após 2023.
O objetivo principal, nesses casos, é realizar uma autoavaliação sobre o desempenho, com base nas notas divulgadas pelo exame, a fim de aperfeiçoar os resultados nas próximas edições.
Os “treineiros” estão submetidos às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados (60 dias após a divulgação dos resultados do Exame), por não terem a mesma finalidade dos egressos do Ensino Médio, a exemplo de utilizar a nota para ingressar em um curso superior.
Mas é fato que muitos estudantes, desde a primeira série do Ensino Médio, já acham importante vivenciar essa experiência. E você? O que acha disso?
Sobre dias e horários do ENEM 2023
Cuidado para não se atrasar na entrada do local de prova e acabar virando meme! Veja direitinho também os outros horários, para não ser pego de surpresa ou levar reclamação do chefe de sala!
Locais de Prova do ENEM 2023
O local de prova do Enem 2023 deve ser divulgado algumas semanas antes do exame, através do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página do participante.
Quer uma dica? Quando sair o nome do seu local de prova, vá lá conferir o endereço, veja qual a melhor forma de chegar no local. É necessário se preparar nesse sentido também.
Formato das provas do ENEM
As provas seguirão o mesmo formato dos últimos anos: são compostas por 4 provas objetivas, com um total de 180 questões, e uma Redação em Língua Portuguesa.
No 1º domingo, dia 05 de novembro, o estudante terá 5h30 para a produção da Redação e para a realização de 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
No 2º domingo, dia 12 de novembro, o estudante terá 5h para a realização de 90 questões, sendo 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.
O ENEM também é sobre resistência mental e física!
O que esperar da prova
Os conteúdos das provas são bastante extensos e seguem a atual Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. A Redação também segue as mesmas orientações das edições anteriores.
Assim, os participantes não precisarão – ainda – se preocupar com as mudanças advindas com o Novo Ensino Médio, pois as alterações no documento e, portanto, no exame, só estão previstas para 2024.
A prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol – opção escolhida pelo candidato no ato da inscrição) faz parte da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Ela é formada por 5 questões objetivas (dentro das 45 questões) que abordam interpretação de texto, gramática e vocabulário.
Acessibilidade
O Inep assegura recursos de acessibilidade e/ou tratamento pelo nome social para participantes que requeiram esse atendimento especializado no ato da inscrição, desde que comprovem a necessidade.
São vários os recursos que, atualmente, o Inep oferece para quem tem necessidades específicas, inclusive para surdos, autistas, deficientes visuais, pessoas com problemas de locomoção e até lactantes.
Se você se encaixa em um grupo que necessita de atendimento especializado, espero que tenha mencionado tal especificidade no ato da inscrição.
Mas, de todo modo, leia com atenção os tópicos do edital que falam sobre isso. Você também pode entrar em contato com o Inep através do site, na aba do participante, após a inscrição.
O que levar e o que não levar no dia da prova
Imagina se o chefe de sala pega você com algum desses objetos? Melhor não arriscar!
Como proceder no dia da prova
Você deve chegar no horário indicado, se dirigir à sua sala e apresentar sua documentação. Assim que receber a prova, deverá verificar se o Caderno de Questões contém a quantidade de questões indicadas no Cartão-Resposta e/ou qualquer defeito gráfico, em quaisquer um dos materiais, que impossibilite a resolução da prova, e deve reportar-se ao chefe de sala no caso de qualquer ocorrência.
Quando autorizado, deve assinar, nos espaços designados, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho e os demais documentos do Exame. Não pode esquecer de marcar a cor da capa do seu Caderno de Questões no respectivo Cartão-Resposta e transcrever a frase contida na capa do Caderno de Questões para o Cartão-Resposta.
Você deve prestar muita atenção na hora de transcrever as respostas das questões objetivas e o texto da redação. Somente com a caneta esferográfica de tinta preta, nos respectivos Cartões-Resposta e na Folha de Redação. Esse material será digitalizado.
Portanto, não pode haver erro quanto ao uso da caneta ou do lugar onde estarão as respostas, pois isso poderá inviabilizar a leitura óptica das respostas e a correção da redação.
Faça tudo com paciência e atenção!
A correção da redação
Em folhas específicas do Caderno de Questões, há a Proposta de Redação. Nela se encontram Instruções para a Redação, alguns textos motivadores e o enunciado da proposta, o qual solicita a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, em escrita formal da Língua Portuguesa, com o tema oferecido pelo exame, em até 30 linhas.
Para a redação passar por correção, ela precisa ser transcrita na Folha de Redação, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
A nota da redação varia entre 0 (zero) e 1.000 (mil) pontos e atribui-se respeitando os critérios da Matriz de Referência para a Redação. Todas as instruções sobre o que é exigido para essa produção, além da descrição das competências avaliadas e redações modelo de anos anteriores você encontra no documento Redação do ENEM: Cartilha do Participante
A avaliação de cada redação passa por dois corretores, de forma independente. Porém, caso haja discrepância de nota, o texto vai para um terceiro avaliador. Se a divergência de nota ainda continuar, a redação chega até uma banca composta por três professores, que vai atribuir a nota final do participante.
A correção das redações tem base em 5 competências, valendo entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos cada uma, as quais analisam:
- atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa;
- correspondência à estrutura do texto dissertativo-argumentativo e ao tema, levando em consideração também o repertório sociocultural utilizado;
- consistência, validade e organização da argumentação, além da autoria;
- uso estratégico da coesão textual;
- elaboração de proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos.
Redação Nota zero no ENEM? Existe!
A redação receberá nota zero nas seguintes situações:
- Não estiver escrita na Folha própria de Redação;
- Fugir ao tema;
- Não corresponder à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
- Compor até 7 (sete) linhas escritas;
- Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Conter parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto;
- Estiver com nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação;
- Estiver escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira;
- Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura pelos avaliadores;
- Apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Provas, ou, quando subtraído o número de linhas copiadas, fiquem 7 (sete) ou menos linhas autorais.
A nota da redação tem um peso enorme. Ela pode facilitar ou não o ingresso de um estudante no curso tão sonhado. Portanto, é preciso que haja uma dedicação intensa a essa parte nos seus estudos para o ENEM.
Reaplicação
O participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, poderá solicitar a reaplicação do Exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação das provas. As solicitações serão analisadas, individualmente, pelo Inep.
Os resultados
A divulgação dos gabaritos está prevista para 24 de novembro e o resultado está estimado para 16 de janeiro de 2024. Haja coração!
O participante vai ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data posterior. A vista da prova de redação vai estar disponível na aba do participante, na página do Inep.
Conclusão
As informações principais ficaram todas aqui, compiladas bem direitinho. Mas é sempre importante que você leia os Editais antes da realização dos exames avaliativos. O edital do ENEM 2023 está aqui.
Aproveite para navegar mais com conteúdos dedicados a você, professor do Ensino Médio! Falamos sobre Literatura no Ensino Médio, e a realidade do segmento em nosso país. Confira esse e outros textos em nosso Blog!