Práticas de Educação Física na Educação Básica
A vivência da prática da Educação Física na Educação Básica, como nos aponta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, p.213), “é uma forma de gerar um tipo de conhecimento muito particular e insubstituível e, para que ela seja significativa, é preciso problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos e significados que os grupos sociais conferem às diferentes manifestações da cultura corporal de movimento”.
Por essa razão, é tão importante engajar as crianças e os jovens, durante todo o Ensino Básico, a experimentar situações em que poderão desenvolver saberes e consciências corporais de natureza estética, emotiva e lúdica.
E é a Educação Física o componente curricular que aborda essas práticas e permite que os estudantes tenham mais consciência sobre seus limites e recursos pessoais para o cuidado de si e do outro. O que, consequentemente, colabora para a construção da sua autonomia para agir no mundo.
Com o compromisso em contribuir para o trabalho de diversos professores e gestores educacionais de todo o país, disponibilizamos e-books que contemplam aspectos importantes para o trabalho docente, no contexto da Educação Física, como as funções sociais dos esportes e dos jogos colaborativos.
Preencha o formulário e baixe os e-books destinados a prática da Educação Física na Educação Básica por segmentos de atuação (da Educação Infantil ao Ensino Médio).