Sequência didática: guia para a elaboração e execução
A preocupação com a melhoria no aprendizado dos alunos, principalmente na Educação Básica, é um dos principais incentivadores de vários estudos na área educacional. Essas pesquisas resultam não somente em inovações de ferramentas, mas também em métodos e estratégias de ensino. A sequência didática é uma dessas estratégias.
Apesar de não ser novo, afinal já estava presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), essa estratégia tem ganhado mais destaque nos últimos anos. Isso ocorre devido a maior produção e distribuição de materiais didáticos produzidos com base nessa sistemática.
Devido a esse contexto em que a sequência didática se coloca como uma estratégia possível e eficaz, é preciso compreender como utilizar em cada etapa da vida escolar do aluno. Neste artigo, vamos aprofundar a discussão sobre esse tema, apresentando o passo de como construir uma sequência didática e um exemplo de sequência didática pronta.
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O que é uma sequência didática?
A sequência didática é uma estratégia educacional que busca ajudar os alunos a resolverem uma ou mais dificuldades reais sobre um tema específico. Seu resultado vem a partir da construção e acumulação de conhecimento sobre o assunto em questão, obtido por meio do planejamento e execução, ao longo de um período de tempo, de várias atividades que conversam entre si.
O diferencial da sequência didática enquanto estratégia de melhoria do aprendizado dos estudantes é a elaboração e desenvolvimento das atividades segundo uma lógica sequencial de compartilhamento e evolução do conhecimento.
Com essa estratégia, os professores esperam dar mais sentido ao seu processo de ensino e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas, e, com isso, seu aprendizado.
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Sequência didática: como desenvolver essa estratégia?
Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, deve-se respeitar e seguir os seguintes passos:
1º) Apresentação da proposta aos alunos
Antes de mais nada, o professor precisa apresentar aos alunos a proposta dessa estratégia e justificar sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Ainda assim, deve-se alinhar com os alunos os resultados esperados e a execução desta sistemática.
Além disso, o compartilhamento pelo professor quais estudos e tarefas iniciais são realizados para que a estratégia possa ser implementada na turma.
Esse é um momento crítico, visto que uma apresentação malfeita ou incompleta pode gerar dúvidas e desengajar os alunos sem que eles tenham tido a possibilidade de participarem dessa estratégia educacional. Considere que essa primeira etapa já é parte da estratégia e, por isso, deve ser bem planejada antes da execução.
2º) Definição dos objetivos
Para que a sequência didática seja efetiva, é necessário que os alunos conheçam não só as tarefas, mas também, e principalmente, seus objetivos e finalidades. Para isso, é preciso ouvir os alunos.
Nesse momento vale colocar em prática a criatividade, pois é hora de abrir espaço para que os alunos possam expressar o que sabem e o que pensam sobre o tema. Esse momento pode ser feito por meio de roda de conversa, produção textual, dinâmicas pré-determinadas etc. Aqui, não adianta apenas perguntar o que sabem sobre algo, é preciso utilizar algum método que ajude a perceber as dificuldades dos alunos.
O professor deve analisar com cuidado o que cada aluno expõe nesse momento inicial. Com base nesse diagnóstico, o professor terá clareza sobre as dificuldades dos discentes será possível definir o(s) objetivo(s) da sequência didática e planejar as atividades mais adequadas para sanar ou, pelo menos, diminuir consideravelmente os problemas mapeados.
3º) Definição da sequência
Nesse momento, o professor deve pensar as atividades e os exercícios que gostaria que os alunos executassem de acordo com o(s) objetivo(s) traçados. Para que a estratégia seja efetiva, é preciso diversificar as atividades, mas sequenciadas de forma lógica e organizadas de maneira que fique clara sua continuidade.
Além disso, é necessário ter atenção à complexidade das tarefas e suas possibilidades de execução, tanto em virtude do conhecimento prévio dos alunos quanto com relação à disponibilidade de recursos. Essa preocupação é válida porque somente com tarefas adequadas para as particularidades da turma e dos alunos é possível alcançar o(s) objetivo(s) traçado(s) e desenvolver outras competências e habilidades dos alunos ao longo do processo.
Recorra nessa etapa à colaboração da coordenação pedagógica, de outros professores da mesma disciplina de outras turmas ou mesmo de educadores e pedagogos de outras redes em que essa estratégia tenha sua implementação em execução ou que problemas parecidos tenham sido enfrentados e resolvidos.
4º) Produção final
Essa etapa analisa as lições ao longo da execução das atividades da sequência didática proposta. De forma alguma ignora-se essa fase, pois nela atesta-se a eficácia ou não das ações propostas de acordo com o(s) objetivo(s) pretendidos.
Para tanto, a comparação dos resultados da produção final dos alunos com o da produção inicial é fundamental, onde aquela que demonstra quais eram as dificuldades a se combater para melhorar o aprendizado dos alunos está evidente.
Exemplo de sequência didática pronta
Agora que você já sabe o passo a passo para montar sua sequência didática, é hora de colocar no papel o planejamento da sua estratégia. Um bom planejamento destaca:
- Tema a trabalhar (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição)
- Objetivo da sequência didática
- Conteúdos a trabalhar
- Habilidades da BNCC para desenvolver
- Tempo de execução da sequência didática
- Materiais necessários para a execução das atividades da sequência
- Detalhamento de cada aula da sequência
- Finalização da sequência
Exemplo de sequência didática pronta para o Ensino Infantil
Tema da sequência didática: Higiene
Objetivo da sequência didática: Apresentar boas práticas de autocuidado relacionados a higiene bucal (EI03CG04)
Conteúdos a serem trabalhados: Conceito e importância da higiene; doenças causas em virtude da falta de higiene; boas práticas de higiene
Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas: EI03CG04, do Campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos”
Tempo de execução da sequência didática: 4 aulas
Materiais necessários: Cartilha de higiene bucal do Ministério da Saúde; cartolinas e canetinhas; escovas de dente; banheiros livres e limpos
Detalhamento das aulas:
1ª Aula
Organização da turma: A turma será organizada em roda.
Introdução: No início da aula será apresentado o tema a ser trabalhado na sequência com auxílio de um vídeo de humor sobre escovação de dente.
Desenvolvimento: Será realizada uma dinâmica para que seja possível compreender quais as principais dúvidas dos alunos com relação à higiene bucal. O professor levará uma escova de dentes para sala e os alunos irão conduzir a forma como o professor deveria escovar os dentes.
Conclusão: Será passada aos alunos uma atividade para ser feita em casa, que consiste em uma “entrevista” com os pais sobre os hábitos deles de higiene bucal.
Avaliação: Avaliação da participação dos alunos na dinâmica.
Finalização da sequência: Para avaliar se os alunos aprenderam como fazer uma boa higiene bucal, serão convidados alguns pais ou professores para uma dinâmica final. Cada um será orientado a escovar os dentes de uma maneira diferente, que incluam as principais dúvidas e dificuldades levantadas pelos alunos na dinâmica da primeira aula. Ao final, eles terão que indicar qual pai ou professor fez a melhor higienização bucal.
A importância da sequência didática na educação
A sequência didática é uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos. Isso auxilia os professores no trabalho com o currículo escolar, já que não terão que ensinar tudo o que o PPP propõe, mas aquilo que é mais crítico e difícil para os alunos compreenderem sobre um tema.
Essa estratégia também conversa com os princípios da BNCC sobre a progressão do conhecimento, a partir de proposição de atividades diversificadas e que tornem-se cada vez mais desafiadoras e complexas.
Outro argumento que demonstra a importância da sequência didática na educação é que as atividades podem ajudar os alunos a desenvolverem diversas habilidades e competências, além de resolver problemas de aprendizado detectados pelo professor.
Em resumo, a sequência didática dá ao aluno um papel mais ativo no seu processo de aprendizagem, já que toda a dinâmica dessa estratégia é desenvolvida a partir da sua participação. Essa característica é essencial na construção da percepção do estudante enquanto cidadão em formação, pois entende desde cedo que tem responsabilidade com relação a sua educação e ao seu futuro.
Conclusão
A sequência didática é apenas uma das estratégias educacionais existentes, mas sua utilização traz diversos benefícios para os alunos. No entanto, o professor precisa estar preparado para implantá-la corretamente. É preciso ter atenção na análise das dificuldades dos alunos sobre os temas e na definição dos objetivos, para não investir tempo em um tópico que não seja, de fato, uma necessidade.
Por fim, é importante ressaltar a importância da avaliação final da sequência didática. O professor deve anotar tudo o que for possível para que possa analisar ao final da sequência o que pode ser melhorado dali em diante e os resultados obtidos sejam cada vez melhores.
As sequências didáticas são ainda uma ferramenta excelente para o alinhamento da escola à BNCC. Quer compreender os aspectos da Base de forma mais profunda? Baixe gratuitamente o Glossário Digital da Base Nacional Comum Curricular!
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