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5 Ações para Melhorar o Desempenho dos Alunos no IDEB

29 de abril de 2025
E-docente
5 ações para melhorar o desempenho dos alunos no IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino público no Brasil. Ele mede o desempenho dos alunos com base em avaliações padronizadas e taxas de aprovação.

Melhorar esse índice é um desafio complexo, mas possível, especialmente com a liderança ativa do Secretário de Educação. A seguir, conheça cinco ações que podem transformar o cenário educacional e elevar os resultados do IDEB com eficiência e sustentabilidade.

1. Investimento na Formação Continuada dos Professores

Por que é importante?

A formação contínua garante que os professores estejam atualizados sobre metodologias inovadoras, como ensino híbrido, metodologias ativas e uso de tecnologias. Um estudo da RBEDU/Scielo comprova que a capacitação permanente tem impacto direto no desempenho escolar.

O que fazer:

  • Desenvolver programas de formação focados em metodologias modernas.
  • Firmar parcerias com universidades e ONGs para oferta de cursos de pós-graduação e especialização.
  • Incentivar financeiramente os docentes com bolsas, gratificações e reconhecimento institucional.

2. Implementação de Tecnologias Educacionais

Por que é importante?

Ferramentas digitais personalizam o aprendizado, melhoram o engajamento e tornam o ensino mais eficiente. A Lei nº 15.100/2025 estabeleceu bases legais para a integração tecnológica nas escolas públicas.

O que fazer:

  • Fornecer tablets, notebooks e internet de qualidade nas escolas.
  • Utilizar plataformas como Khan Academy e Google Classroom.
  • Capacitar professores e alunos para o uso dessas ferramentas com suporte técnico especializado.

Leia mais: A importância do Saeb para a educação pública

3. Ensino de Habilidades Socioemocionais

Por que é importante?

Competências como empatia, colaboração e resiliência impactam diretamente no comportamento e no rendimento escolar. Segundo uma pesquisa da Scielo, essas habilidades devem ser ensinadas desde os anos iniciais.

Leia mais: Saber na Bett Brasil 2025: Educação Especial, Alfabetização e Diversidade no centro do debate

O que fazer:

  • Implementar programas como o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais (PDHS).
  • Integrar o ensino socioemocional ao currículo e à formação docente.
  • Criar redes de apoio com psicólogos escolares e assistentes sociais.

4. Monitoramento e Avaliação Contínua

Por que é importante?

A avaliação contínua permite o diagnóstico de lacunas de aprendizagem e a adoção de estratégias personalizadas. O FNDE lançou um novo sistema de monitoramento para apoiar a gestão educacional com dados.

O que fazer:

  • Aplicar provas diagnósticas bimestrais e simulados regulares.
  • Desenvolver planos de intervenção para alunos com dificuldades.
  • Estabelecer canais de feedback com alunos, pais e professores, por meio de boletins e plataformas digitais.

5. Envolvimento da Comunidade e dos Pais

Por que é importante?

Família e comunidade são agentes educadores. Seu engajamento potencializa o apoio aos alunos. Em 2022, o Governo Federal incentiva campanhas para estreitar esse vínculo.

O que fazer:

  • Criar eventos escolares e feiras que envolvam pais e responsáveis.
  • Estabelecer comunicação eficaz com a comunidade (redes sociais, newsletters, aplicativos).
  • Desenvolver projetos comunitários como hortas escolares, oficinas culturais e campanhas de cidadania.

Conclusão

Ao investir na formação continuada dos professores, implementar tecnologias educacionais, focar no ensino de habilidades socioemocionais, monitorar e avaliar continuamente o progresso dos alunos, e envolver a comunidade e os pais, o Secretário pode liderar a transformação da educação em sua jurisdição.

Com essas ações detalhadas, é possível criar um ambiente educacional mais eficaz e inclusivo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e melhorando significativamente os resultados no IDEB.

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