A narrativa da novela Tudo ao mesmo tempo agora, de Ana Maria Machado, essa versátil escritora carioca que tem mais de cem livros publicados (com traduções para vinte idiomas e 26 países, e muitos deles são dedicados ao público juvenil), é dedicada ao universo do adolescente, repleto de sonhos, dúvidas, alegrias, inquietações e uma ânsia de viver “tudo ao mesmo tempo agora”, sem deixar nada para depois.
O livro conta as experiências vividas por um grupo de amigos ao longo de um ano. Com personagens divertidas e corajosas, essa história aborda temas do cotidiano dos jovens, como trabalho, escola, namoro, autoconhecimento, relações sociais e familiares e o desejo de transformar o mundo.
Por isso, durante a leitura, os estudantes podem se identificar com experiências presentes na obra, relacionando-as a seu contexto de vida e projetando-se em algumas personagens.
No Material Digital do Professor, que acompanha a obra, diversas são as atividades propostas para condução e para aprofundamento das questões abordadas na obra, o que passa por uma abordagem interdisciplinar sobretudo com a área de de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia e História).
Por meio de uma das personagens, a obra aborda a construção (sempre marcadas por angústias) de um projeto de vida e outros temas que perpassam a vida de jovens, como o mundo do trabalho e a vulnerabilidade dos jovens quanto a questões relacionadas à meritocracia, à inclusão social, ao preconceito.
Além desses tópicos, que estão em consonância com o que aponta a BNCC sobre os Temas Contemporâneos e competências gerais a serem desenvolvidas, há várias sugestões de referências complementares associadas aos campos da vida pessoal, das práticas de estudo e pesquisa, jornalístico-midiático, da vida pública e artístico-literário.