MENU

Como construir um bom simulado Enem 2024?

10 de outubro de 2024
E-docente
ENEM 2024

Você sonhou esta noite? Ao longo de sua jornada noturna ou, até mesmo, no cochilo que conseguiu tirar ao longo do dia, conseguiu sonhar? Perceba que, muitas vezes, nosso sonho traz como tema algo com que estávamos preocupados no dia anterior e que acabou ficando em nossa cabeça. Você já parou para pensar sobre qual a função do sonho em nossas vidas?

Há várias teorias que tentam explicar a função dos sonhos, desde as psicanalíticas, passando pelas filosóficas, até as neurocientíficas. Mas não vamos discorrer sobre elas aqui. Gostaria apenas de ressaltar que, segundo algumas teses neurocientíficas, o sonho serve para simular situações que nos ameacem em nossas vidas a fim de que, quando acontecerem, já possamos estar preparados para lidar com elas.

É aqui, então, que este texto começa a fazer sentido, certo? Um simulado precisa ter a mesma função que o sonho nessa análise psicanalítica: tentar prever uma situação adversa, ameaçadora, hostil, para que os alunos consigam ter maior familiaridade com ela no momento em que acontecer de fato, buscando estratégias para lidar com tudo que se apresentar. É nessa linha que seguiremos aqui.

Retomando…Enem 2024

Primeiramente, deixamos claro que buscamos aqui uma ampliação do que nos traz Shenia Bezerra em seu texto de 2023, o qual trata da preparação de simulados para o Enem. Ele pode ser encontrado em: Como preparar Simulados para o ENEM | PNLD e E-docente | Editoras Ática, Saraiva e Scipione (edocente.com.br).

Retomemos, então, as orientações para a preparar simulados desenvolvidas pela autora em seu texto:

  • Conheça o ENEM;
  • Analise as provas anteriores;
  • Selecione questões relevantes e de diferentes níveis;
  • Inclua questões com temas atuais e interdisciplinares;
  • Trabalhe o conteúdo e faça revisões antes do simulado;
  • Monte o simulado com a mesma divisão e o mesmo número de questões;
  • Elabore a prova com o mesmo padrão gráfico;
  • Disponibilize folha de gabarito e folha de redação no padrão ENEM;
  • Trabalhe a gestão do tempo com os estudantes;
  • Oriente os estudantes sobre estratégias na hora de responder às questões;
  • Crie um ambiente semelhante ao dia da prova;
  • Faça exigências semelhantes às do ENEM;
  • Aconselhe sobre concentração e dedicação;
  • Avalie e estimule a autoavaliação;
  • Ofereça feedbacks construtivos.

Partindo dessas orientações, precisamos analisar e entender cada contexto em que nos encontramos, a fim de fornecer subsídios que sejam realmente eficazes na preparação dos alunos para o ENEM deste ano. Percebemos que todos esses itens listados (e que estão desenvolvidos no texto da Shenia) remetem àquela questão que eu falei do sonho, da simulação, da preparação de nossas mentes para algo que está para acontecer.

Aqui, proponho, a partir das ideias que trazem alguns desses pontos, ampliar nossa reflexão nessa contextualização que faremos.

Conversa prévia com a turma sobre expectativas e medos

Antes de traçar as estratégias baseadas nos tópicos acima, é essencial que conheçamos as expectativas de nossos alunos, personalizando, na medida do possível, nossas ações. Aquilo que nos aflige é diverso, específico, humano, então, o que será que se passa na cabeça desses postulantes a uma vaga na universidade e que precisa ser explicado e simulado?

Leia mais: Atualizando o repertório sociocultural para o ENEM 2024

Simulados Enem 2024: Analise a bagagem sociocultural da turma

Leve aos alunos os principais temas atuais e mapeie os que eles têm menos conhecimento. A partir daí, indique caminhos a serem seguidos para que, antes de fazerem o simulado, busquem se informar a respeito do assunto.

Trabalhe com situações presenciais e questões impressas

Em 2024, haverá apenas a versão impressa do Enem. Por isso, é muito importante que estimulemos a resolução desse tipo de prova, impressa, apesar de sabermos dos inúmeros testes e simulados on-line que estão disponíveis. Uma simulação bem feita precisa tentar se aproximar o máximo possível do objeto que deseja simular; por isso, em tempos de sobrecarga com conteúdos digitais, principalmente por parte dos mais jovens, é essencial que vivamos uma experiência de concentração offline. Esse é outro importante ponto: nada de objetos digitais durante o simulado.

Converse sobre questões externas à prova

Muitas vezes, os alunos vão superpreparados para realizar o Enem, com todo o conteúdo estudado, trabalhado, com tudo claro na mente, mas algum fator externo acaba por desestabilizá-los e põe tudo a perder.

Leia mais: Como desenvolver atividades para o EJA

Como exemplo, podemos citar a já famosa reportagem em que são exibidos candidatos que chegam segundos depois do fechamento do portão. Por isso, alerte sobre a necessidade de saírem de casa com antecedência e de criarem estratégias para o caso de algum problema ocorrer no transporte que os levará no dia da prova.

Outros fatores externos precisam ser levados em conta, tais como:

Alimentação, que deve ser leve no dia anterior à prova. Também é interessante levar algum petisco para o dia do Enem, já que a prova é longa e cansativa;

Descansos físico e mental, que precisam ter uma atenção especial nas semanas que antecedem as provas do concurso;

Leia mais: Como integrar o debate sobre a vacinação no currículo escolar?

Pressão psicológica, que muitas vezes acontece por parte de familiares e até mesmo por uma autocobrança do candidato. A própria multidão no dia do Enem acaba por aumentar ainda mais tal pressão.

Convide alunos da escola que conquistaram uma vaga na universidade por meio do Enem

Levar pessoas que já passaram pela situação de prova do Enem e conseguiram êxito pode ser um grande estímulo aos postulantes à vaga na universidade. Além de poderem tirar dúvidas sobre as estratégias para um bom resultado no exame com pessoas do mesmo contexto, os candidatos perceberão que seu objetivo é algo palpável, mas demanda uma atenção e uma dedicação especial.

E o sonho trouxe a realidade…

A simulação de algum evento leva em conta, como percebemos, muito mais do que apenas o seu conteúdo. O cenário, os personagens e tudo que os aflige, o enredo e sua imprevisibilidade, tudo faz parte de uma trama que, do ponto de vista do expectador, pode parecer apenas uma ficção; mas que, vivenciada de dentro por seus personagens, torna-se o filme da vida.

Nosso intuito foi mostrar que, mais do que pensar na simulação dos conteúdos, precisamos humanizar o Enem e elevar os candidatos a protagonistas de suas histórias, que estarão atentos aos ensaios, às simulações, para que, no momento de colarem em prática seus textos, estejam aptos a transformarem em realidade aquilo que era apenas um sonho.

Referências

BEZERRA, Shenia. Como preparar simulados para o ENEM, Blog E-docente, 14 set. 2023. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog-simulados-enem/. Acesso em: 07 out. 2024.

CHENIAUX, Elie. Os sonhos: integrando as visões psicanalítica e neurocientífica. Rev psiquiatr Rio Gd Sul [Internet]. 28 mai. 2006. p. 169-77. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-81082006000200009. Acesso em: 07 out. 2024.

Minicurrículo

Tiago da Silva Ribeiro é professor do Magistério Superior no Instituto Nacional de Educação de Surdos nas disciplinas de Língua portuguesa e Tecnologias da informação e comunicação. Tem experiência em turmas do Ensino Fundamental e Médio, além de já ter atuado na modalidade on-line como mediador, orientador de trabalhos finais de curso, desenhista educacional, professor-autor e coordenador de curso. Seu Doutorado em Letras é pela PUC-Rio e teve como tema de trabalho o Internetês. Mostra que os sonhos existem e são essenciais na busca de melhores realidades.

Compartilhar: