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Planos de aula para professores do Ensino Médio de Educação Física

Plano de aula para professor do Ensino Médio de Educação Física
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O que você irá encontrar neste material

A Educação Física, com seus grandes eventos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, desperta paixões e une pessoas. Essa energia é fundamental para criar aulas mais engajadoras e significativas.

Nossa proposta é utilizar a lutas como tema para três aulas sequenciais, explorando a dimensão lúdica e competitiva, mas também a importância do respeito, da igualdade e da solidariedade.

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades motoras e sociais através da prática das lutas.
  • Promover a reflexão sobre temas como inclusão, respeito às diferenças e superação de desafios.
  • Contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.

Habilidades da BNCC:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca desenvolver nos estudantes habilidades relacionadas a diversas linguagens e práticas corporais. As principais habilidades destacadas são:

  • Linguagens: Usar diferentes formas de expressão (arte, corpo, fala) de maneira crítica e consciente, entendendo como elas são usadas e influenciam a sociedade.
  • Análise crítica: Analisar as mensagens por trás das diferentes linguagens, identificando interesses, poder e diferentes perspectivas de mundo.
  • Interação social: Usar o corpo de forma intencional para se relacionar com os outros de maneira construtiva, respeitosa e empática.
  • Crítico-social: Identificar e combater preconceitos e desigualdades presentes nas práticas corporais, promovendo a justiça e os direitos humanos.
  • Bem-estar: Utilizar as práticas corporais para se conhecer melhor, cuidar da saúde e se divertir, integrando-as ao seu estilo de vida.

Metodologia:

  • Gamificação: Transformar o aprendizado em uma experiência divertida e desafiadora.
  • Cooperação: Promover o trabalho em equipe e a construção de relações positivas.
  • Reflexão: Estimular a análise crítica das práticas corporais e de seus significados sociais.