Menu

Vanessa Martinelli – Ler na escola: como fazer dessa uma atividade divertida

17 de janeiro de 2020,
E-docente

Vanessa Martinelli é uma pessoa multitalentosa: além de uma excelente escritora, atua como neuropsicóloga e ilustra muito bem. Sua aptidão com as letras reflete em sua obra As crônicas de Fiorella, aprovada no PNLD Literário 2020.

Neste artigo escrito pela autora, confira como a leitura na escola pode ser uma atividade divertida.

Divertido, sempre.  

Literatura e diversão durante muito tempo estiveram apartadas dentro de uma sala de aula. Ler um livro indicado pela escola sempre foi sinônimo de obrigação. E uma obrigação chata, desculpem o sinônimo. 

Lembro-me menina, olhando para os títulos sugeridos pelo colégio e pensando que havia tanta coisa mais interessante para se fazer. Lia o livro, escrevia a resenha e só. Felizmente com o tempo me tornei uma leitora ávida e passei a não ver mais a literatura como obrigação, mas sim um prazer enorme.

Clique na capa para conferir a obra na integra.

Mais de 30 anos se passaram entre meu momento menina-que-não-quer-ler e os dias de hoje. Entendo que a relação literatura e sala de aula pode, e deve, ser muito divertida. Nossos professores estão cada vez mais capacitados para fornecer aos alunos formas interessantes e — nada chatas — de se trabalhar a leitura.

Ao escrever As crônicas de Fiorella, a intenção é criar um livro que, além de fomentar diversos temas importantes a trabalhar, ajude os professores a levar a literatura de forma divertida aos alunos.

E posso dizer que só fui surpreendida, nos anos decorrentes ao lançamento do livro, com tantas demonstrações de criatividade.

Já presenciei exposição de artes, letra de Rap, teatro, história em quadrinho, leitura desconstruída do texto, debate, pesquisa, cosplay, jogos de perguntas e respostas, entre outros.

Teve até turma criando uma continuação para a estória fofa da Fiorella. Só posso sentir orgulho desses professores que, apaixonados pelo que fazem, conseguiram criar novos leitores empolgados, usando a leitura como matéria-prima para muito mais.

Viu como a literatura pode ser sim uma atividade divertida por Vanessa Martinelli? Quando bem planejadas, as atividades envolvendo livros literários podem ser muito eficientes para atrair os alunos. Confira detalhes sobre como fazer isso baixando o e-book gratuito!

formas efetivas de melhorar as aulas

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Planejar com equidade: o compromisso de professores e coordenadores com uma educação antirracista e inclusiva
20 de janeiro de 2026

Planejar com equidade: o compromisso de professores e coordenadores com uma educação antirracista e inclusiva

Planejar é uma das ações mais importantes da prática docente. É no planejamento que o professor organiza o tempo, define...
O impacto do comportamento do professor no aprendizado dos alunos: uma reflexão sobre o cérebro social
16 de janeiro de 2026

O impacto do comportamento do professor no aprendizado dos alunos: uma reflexão sobre o cérebro social

As origens evolutivas da nossa sociabilidade Se hoje somos quem somos é porque nossos ancestrais conseguiram sobreviver aos desafios impostos...
Intencionalidade pedagógica: quando os objetivos ganham vida
15 de janeiro de 2026

Intencionalidade pedagógica: quando os objetivos ganham vida

Na reunião de planejamento, Carla, professora do 2º ano, compartilhou sua frustração: — Eu tenho pedido para as crianças escreverem...
Por uma escola humanizada e empática: reflexões sobre acolhimento, cuidado e resiliência no ambiente escolar 
14 de janeiro de 2026

Por uma escola humanizada e empática: reflexões sobre acolhimento, cuidado e resiliência no ambiente escolar 

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar...
Semântica e o ensino de língua portuguesa: para além da gramática tradicional
13 de janeiro de 2026

Semântica e o ensino de língua portuguesa: para além da gramática tradicional

Quando estudamos gramática na Educação Básica, especialmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, há alguns conteúdos...