Competências Socioemocionais — Parte 3

23 de Maio, 2019

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A homologação da Base Nacional Comum Curricular deu início a uma série de discussões, principalmente sobre as competências para o século XXI ou competências socioemocionais. A proposta de um ensino pautado na formação integral de indivíduos necessita algumas atualizações pedagógicas, como reformulação de currículos escolares e formação de professores.

Na finalização da conversa a respeito das competências socioemocionais, aprofunde-se sobre formas de trabalhá-las na escola:

  • Instrução e preparo de educadores baseando-se nas competências;
  • Integração comunitária, relevando o socioemocional no ambiente escolar;
  • Instrução direta das competências, nomeando o que está sendo desenvolvido.

Assista também a Parte 1 e a Parte 2.

L

Letícia Lyle

Mestre em Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University, a pedagoga Letícia Lyle foi presidente do Instituto Somos da SOMOS Educação. Além disso, é fundadora do AfterSchool, um espaço de atividades extracurriculares inclinadas no sociemocional, e da Mindset, empresa de consultoria focada na atualização de currículos escolares.